Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Geração à Esquerda

Geração à Esquerda

Emancipação Jovem

tania teixeira.jpg

Emancipação significa o ato de se tornar livre ou independente, ser capaz de construir uma vida com dignidade.

A emancipação em Portugal é cada vez mais tardia, os jovens saem de casa dos pais mais tarde, e os que ousam ter a coragem de ser independentes deparam-se com diversos obstáculos nesta aventura (baixos salários, incapacidade de sustentar uma habitação própria, instabilidade laboral, etc).

Na actual conjuntura, a emancipação constitui para muitos jovens uma verdadeira utopia, um objectivo, um sonho pessoal impossível de alcançar, e cuja previsão não pode ser realizada. Assim, lutar pela emancipação jovem implica envolver políticas que integrem a habitação, o emprego e a educação, entre outras áreas. Uma das consequências da crise traduz-se numa paralisia da economia que não consegue abranger os jovens qualificados e, assim, os exporta para outros países a custo zero.

Os que ousam ficar no seu país deparam-se com uma grande instabilidade laboral, com trabalho temporário e/ou precário, com condições objetivas que não lhes permite desenvolver as competências adquiridas e os seus talentos inatos.

Portugal é um país desenvolvido e não basta termos trabalho: os jovens têm direito, tal como os mais velhos, a um trabalho digno, onde possam desenvolver os seus talentos, ser ativos, constituir a sua própria família (se for essa a sua vontade) e devolver ao país todo o investimento que foi feito com a criação de riqueza.

Em Portugal, não é por acaso que nos deparamos com a taxa de natalidade mais baixa da União Europeia, tendo o país perdido quase meio milhão de jovens na última década – este é um retrato de um país com mais problemas do que oportunidades. Somos a geração mais qualificada de sempre, mas não conseguimos ser independentes, autónomos, não conseguimos ser livres. Logo é necessário criar condições.

 

Tânia Teixeira

Colaboradores

Ana Sofia Santos

Carlota Borges

Carolina Correia

David Serrachino

Diogo Amaral

Filipe Barroso

Filipe Fernandes

Fábio Romão Morgado

Geração à Esquerda

Hugo Carvalho Gonçalves

João Quartilho

João Rocha

Mafalda Monteiro

Miguel Matos

Nuno Menezes

Raquel Rodrigues

Rui Lopes

Sofia Lopes

Tânia Teixeira

Teresa Fernandes

Tomás Santos

Mensagens

Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D